A radiologia digital é uma área da medicina responsável pelo diagnóstico por imagens.
Tal qual o aparelho convencional de raio-x, ela é utilizada na investigação e monitoramento da saúde de órgãos, músculos e tecidos. Para tanto, faz uso de uma tecnologia avançada.
Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico radiologista.
Essa é a diferença básica entre radiologia digital e convencional, que vem sendo utilizada desde a virada do século 19 para o século 20, após a descoberta do raio-x pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen.
Embora seja indiscutível a sua contribuição, a radiologia convencional impõe limitações ao diagnóstico, sobretudo de tempo.
Após a realização do exame, o filme utilizado precisa ser revelado para só então chegar às mãos do especialista que emitirá o laudo.
Em alguns casos, como você deve saber, alguns minutos fazem toda a diferença, especialmente em situações de urgência.
Já na radiologia digital, entram em cena equipamentos mais sofisticados, que fazem a captura das imagens de forma direta ou indireta.